Pular para o conteúdo principal

ÓBIDOS ESTÁ NO BERÇO!!!



Ha incrível cidade de Óbidos, vai completar nesta sexta-feira 2/10/15 318 anos e a programação que inicia neste 1º de outubro segui ate dia 01º de novembro com diversos eventos culturais, religiosos, artísticas, esportivas entre outros.
As festividades iniciam hoje com um culto na igreja Assembléia De Deus, a partir das 19h. Pela manhã, às 9h, será a inaugurada a Unidade de Saúde da Família Helena Ferreira Ribeiro, no bairro São Francisco.
No dia 2, às 6h30, será realizada uma queima de fogos com animação da banda da Escola de Música Manoel Rodrigues. Às 6h30, corrida de rua, com saída da escola Irmã Firmina e chegada na Praça do Sesquecentenário. Às 8h, missa em ação de graças no Salão Paróquial. Às 10h, lançamento do livro “Puxirum da Terra”, do autor obidense Délio Reis, na Casa da Cultura. Às 12h, queima de fogos e badalos dos sinos das igrejas. Às 18h, arrastão do Mascarado Fobó pelas ruas da cidade, com saída da Praça de Santa Terezinha e chegada na Praça do Sesquicentenário.
No dia 3, Sarau no Beco do Zé Pretinho (ao lado da Catedral de Sant’Ana), às 20h, com realização da Academia Artística e Literária de Óbidos (Aalo).
De 14 a 16 de outubro, haverá o Festival de Música das Escolas, às 19h30min, na Praça Frei Rogério, popularmente conhecida Praça do O.
De 22 a 24 de outubro, às 20h, na Praça do Sesquicentenário, Festival de Música Obidense – Femob.
Dias 29 e 30 de outubro, às 19h, Ginástica Escolar, na Praça do Sesquicentenário.
Dia 31, às 19h, VII Concurso de Fanfarras, na Praça do Sesquicentenário.
Dia 1° de novembro, às 10h, apuração e divulgação do VII Concurso de Fanfarras, na Casa da Cultura.
 VENHA E PARTICIPE!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO SAIRÉ 2017

16/09 - Sábado 5h - Alvorada (Vila de Alter do Chão)8h - Procissão Fluvial | Busca dos Mastros (Lago Verde)22h - Festa dos Mastros – Banda Tapajoara (Centro Comunitário da Vila de Alter do Chão) 21/09 (Quinta e Sexta-feira) 5h - Alvorada (Vila de Alter do Chão)7h - Benção do Sairé (Praça do Sairé)8h - Traslado dos Mastros da Praia do Cajueiro à Praça do Sairé (Vila de Alter do Chão)

Urina humana é usada para confeccionar cuias.

Já falamos sobre o tacacá mais uma coisa que não se pode esquecer é  da cuia sem ela o tacacá não é o mesmo mas a pergunta é você como ela é feita? Seu processo é meio estranho leva ate urina humana para entender melhor vamos ver como ela é feita.


A cuia vem da cuieira ela é mais encontrada na Amazônia as cuias são confeccionadas mais pelas mulheres os homens apenas pegam o fruto  e um outro material conhecido como cumati esse cumati é a casca de uma árvore ela serve para tingir as cuia e assim deixa-la na cor preta. vamos ver agora as etapas dessa confecção.




1ª etapa  Após a retirada do fruto as  mulheres retiram uma massa de dentro dela algumas pessoas dizem que essa massa é boa para bronquite e asma.
2ª Agora vem o processo de lixamento e você  não imagina o que elas as mulheres usam uma lata de sardinha.
3ª É nessa terceira etapa que as cuias ganham a tintura preta. Para a casca soltar a tinta eles utilizam água e ficam pressionando até sair o líquido escuro.
4ª Depois de  todo esse proc…

O que é Tarubá?