Pular para o conteúdo principal

UM CURSO QUE VAI AJUDAR MUITAS FAMILIAS


Descendentes de quilombos, da Comunidade Patauá do Umirizal, em Óbidos, , vão participar de um curso sobre derivados do açaí, promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) nos dias 15 e 16 de setembro.O curso vai oferecer mecanismos voltados à geração de renda para 40 famílias da comunidade.
 
O açaí é um fruto abundante na área da comunidade quilombola Patauá do Umirizal. O objetivo do curso é agregar valor ao açaí nativo extraído na região, além de formar mão de obra especializada para a participação no Festival do Açaí, que acontece na localidade nos dias 26, 27 e 28 de setembro, no barracão comunitário, atraindo mais de 200 pessoas.
 
Segundo a chefe do escritório local da Emater, a assistente social Clélia Guerreiro, que ministrará o treinamento, os participantes aprenderão a fabricar doces, sobremesas, sorvetes e outros derivados do açaí.
A Emater, em Óbidos, realizou um levantamento técnico para potencializar a atividade agrícola das famílias remanescentes de quilombos. Assim, segundo o técnico em Agropecuária da Emater, Ederlan Correa, que realiza o atendimento, um cronograma de atividades já foi iniciado na comunidade Patauá.
Correa ainda informou que a fase de levantamento de potencialidades ainda não está concluída, mas que o beneficiamento do açaí e o melhoramento da produção de farinha de mandioca já estão determinados para as famílias quilombolas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO SAIRÉ 2017

16/09 - Sábado 5h - Alvorada (Vila de Alter do Chão)8h - Procissão Fluvial | Busca dos Mastros (Lago Verde)22h - Festa dos Mastros – Banda Tapajoara (Centro Comunitário da Vila de Alter do Chão) 21/09 (Quinta e Sexta-feira) 5h - Alvorada (Vila de Alter do Chão)7h - Benção do Sairé (Praça do Sairé)8h - Traslado dos Mastros da Praia do Cajueiro à Praça do Sairé (Vila de Alter do Chão)

Urina humana é usada para confeccionar cuias.

Já falamos sobre o tacacá mais uma coisa que não se pode esquecer é  da cuia sem ela o tacacá não é o mesmo mas a pergunta é você como ela é feita? Seu processo é meio estranho leva ate urina humana para entender melhor vamos ver como ela é feita.


A cuia vem da cuieira ela é mais encontrada na Amazônia as cuias são confeccionadas mais pelas mulheres os homens apenas pegam o fruto  e um outro material conhecido como cumati esse cumati é a casca de uma árvore ela serve para tingir as cuia e assim deixa-la na cor preta. vamos ver agora as etapas dessa confecção.




1ª etapa  Após a retirada do fruto as  mulheres retiram uma massa de dentro dela algumas pessoas dizem que essa massa é boa para bronquite e asma.
2ª Agora vem o processo de lixamento e você  não imagina o que elas as mulheres usam uma lata de sardinha.
3ª É nessa terceira etapa que as cuias ganham a tintura preta. Para a casca soltar a tinta eles utilizam água e ficam pressionando até sair o líquido escuro.
4ª Depois de  todo esse proc…

O que é Tarubá?