Pular para o conteúdo principal

ABERTURA OFICIAL DO ÇAIRÉ



 A vila balneária de Alter do Chão está em festa. Começou oficialmente na manhã desta quinta-feira (11) a maior manifestação folclórica da região Oeste Pará: a festa do Çair...
é. São três séculos de tradição, onde o religioso mistura-se com o profano. A festa iniciou com a caminhada em direção à praia da Gurita, onde a população de Alter do Chão e os turistas uniram-se para a retirada dos mastros, que foram erguidos na Praça do Çairé. A festa começa hoje e vai até segunda-feira (15), com uma intensa programação envolvendo a cultura regional, shows com bandas locais, regionais e nacionais e a tradicional disputa dos botos Tucuxi e Cor de Rosa.

O prefeito Alexandre Von ressaltou que o Çairé é o momento para fazer o resgate de uma tradição. “O ritual de abertura representa a manutenção da festa do Çairé e da cultura de um povo, onde o visitante se integra com o comunitário de Alter do Chão para fazer o resgate de uma tradição de uma festa de 300 anos. A comunidade está de parabéns por mais uma abertura espetacular”, disse o prefeito.

O Çairé 2014 é um marco para os botos Tucuxi e Cor de Rosa, que pela primeira vez, tem uma estrutura própria para trabalhar e apresentar um festival cada vez mais bonito. “Esse ano, pela primeira vez, os botos ganham os seus galpões. Uma estrutura própria, fruto de investimento do Governo do Estado do Pará, para que cada boto possa desenvolver a atividade, não apenas, no período do Çairé, mas ao longo do ano, com oficinas de capacitação, eventos e a preparação bem mais antecipada da festa, que eu não tenho dúvida, a partir desse ano será bem mais bonita”, observou Von.

A Prefeitura, também, ampliou a infraestrutura, ligando os galpões até a Praça do Çairé. “Na Praça, a infraestrutura está ainda mais bonita. Os camarotes foram ampliados. São 60 camarotes, arquibancadas seguras, um palco espetacular e shows de primeira qualidade, começando logo no primeiro dia com Pinduca e banda. Na sexta-feira tem Psirico e Solteirões do Forro. No sábado teremos as apresentações dos botos Cor de Rosa e Tucuxi e em seguida Chiclete com Banana. No domingo teremos mais festa o dia inteiro e na segunda-feira o encerramento da festa com a confraternização da comunidade. Eu não tenho dúvida que o Çairé 2014 será um grande sucesso”, finalizou o prefeito.
 
fonte e fonte: SEMC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Tarubá?

Urina humana é usada para confeccionar cuias.

Já falamos sobre o tacacá mais uma coisa que não se pode esquecer é  da cuia sem ela o tacacá não é o mesmo mas a pergunta é você como ela é feita? Seu processo é meio estranho leva ate urina humana para entender melhor vamos ver como ela é feita.


A cuia vem da cuieira ela é mais encontrada na Amazônia as cuias são confeccionadas mais pelas mulheres os homens apenas pegam o fruto  e um outro material conhecido como cumati esse cumati é a casca de uma árvore ela serve para tingir as cuia e assim deixa-la na cor preta. vamos ver agora as etapas dessa confecção.




1ª etapa  Após a retirada do fruto as  mulheres retiram uma massa de dentro dela algumas pessoas dizem que essa massa é boa para bronquite e asma.
2ª Agora vem o processo de lixamento e você  não imagina o que elas as mulheres usam uma lata de sardinha.
3ª É nessa terceira etapa que as cuias ganham a tintura preta. Para a casca soltar a tinta eles utilizam água e ficam pressionando até sair o líquido escuro.
4ª Depois de  todo esse proc…

Como é feita a farinha de madioca