Pular para o conteúdo principal

Sairé 2014 preparativos a todo vapor

 
 
A um mês para uma das maiores manifestações culturais do oeste do Pará, os botos Tucuxi e Cor de Rosa começaram a se preparar para o Festival dos Botos, que integra a parte profana do Sairé. A programação será realizada entre os dias 11 e 15 de setembro, em Alter do Chão, distrito de Santarém.
Os galpões, entregues este ano para os dois grupos, começaram a ser usadas e servem para armazenar os materiais de ensaio. As coreografias e as músicas estão prontas e são ensaiadas todas as noites.De acordo com o presidente do Boto Cor de Rosa, Nivaldo Coelho, os ensaios começaram há 10 dias, todas as noites, contando com novidades para este ano, que ele não quis revelar. "Estamos com as alegorias, ensaios de grupos de danças". Segundo ele, o tema deste ano será "Puxirum na Amazônia", que fala sobre os festejos na região.
Já no Boto Tucuxi, os trabalhos estão bem adiantados, segundo o presidente Edilberto Ferreira. A organização ganhou o festival dos botos ano passado com o tema "A festa" e este ano pretende manter o título com o tema "Sairé pra dançar". "Estamos divulgando o CD. A estrutura está boa, alegorias e fantasias, tudo em andamento", afirmou.
A Secretaria Municipal de Cultura ainda não repassou verba para as duas organizações. Segundo o secretário Nato Aguiar, a verba está sendo captada junto a várias entidades e deve finalizar este trabalho nos próximos dias.
A apresentação dos botos está marcada para o dia 13 de setembro. A programação ainda conta com ritual religioso e shows nacionais.
A vila balneária de Alter do Chão possui 6 mil habitantes. Durante o Festival do Sairé recebe cerca de 100 mil visitantes.
 
fonte: G1
Edição: Geovana Katrine

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Tarubá?

Urina humana é usada para confeccionar cuias.

Já falamos sobre o tacacá mais uma coisa que não se pode esquecer é  da cuia sem ela o tacacá não é o mesmo mas a pergunta é você como ela é feita? Seu processo é meio estranho leva ate urina humana para entender melhor vamos ver como ela é feita.


A cuia vem da cuieira ela é mais encontrada na Amazônia as cuias são confeccionadas mais pelas mulheres os homens apenas pegam o fruto  e um outro material conhecido como cumati esse cumati é a casca de uma árvore ela serve para tingir as cuia e assim deixa-la na cor preta. vamos ver agora as etapas dessa confecção.




1ª etapa  Após a retirada do fruto as  mulheres retiram uma massa de dentro dela algumas pessoas dizem que essa massa é boa para bronquite e asma.
2ª Agora vem o processo de lixamento e você  não imagina o que elas as mulheres usam uma lata de sardinha.
3ª É nessa terceira etapa que as cuias ganham a tintura preta. Para a casca soltar a tinta eles utilizam água e ficam pressionando até sair o líquido escuro.
4ª Depois de  todo esse proc…

Como é feita a farinha de madioca