Pular para o conteúdo principal

ABERTURA DO 15º FESTIVAL DA TAPIOCA COMEÇA COM GRANDE ESESTILO NA VILA DE BOA ESPERAÇA

 


Uma carreata de fubicas foi realizada nesta sexta-feira (29), marcando a abertura do 15º  Festival da Tapioca e da 3ª Festa da Integração Gaúcha em comemoração aos 54 anos da vila de Boa Esperança, localizada no Km 43 da Rodovia Curuá-Una (PA-370), em Santarém, oeste do Pará . 
Para fazer o trajeto da carreata foi escolhido um ramal que fica na entrada da vila, cerca de 3 km do centro comercial. A rodovia curua-úna não precisou ser interditada para realizar a programação, ficando apenas na responsabilidade da Polícia Militar dar o apoio na segurança dos participantes.
Nessa edição da carreata o número de fubicas (caminhonetes adaptadas, que são usadas para transportar a mandioca) diminuiu, apenas três foram utilizadas. Os agricultores estão adiquirindo veículos mais modernos para o dia a dia no campo. “ Temos que manter essa tradição da carreata das fubicas, estamos tentando preservar, mas é cada vez mais difícil, pois muita gente está saindo da roça e aí não precisa mais dela no trabalho. Mas as que tem aproveitamos bem”, ressalta o Produtor Rural, Ivan Gama.
Para a coordenadora do Festival, Sílvia da Silva, é importante manter a tradição para que isso não se perca ao longo tempo, pois é cada vez mais difícil encontrar pessoas dispostas a preservar o hábito de andar nas fubicas. “Começamos sempre o Festival com essa carreata das fubicas, das máquinas agrícolas que fazem parte do festival, que já é uma tradição todos os anos”, destaca a coordenadora.
G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO SAIRÉ 2017

16/09 - Sábado 5h - Alvorada (Vila de Alter do Chão)8h - Procissão Fluvial | Busca dos Mastros (Lago Verde)22h - Festa dos Mastros – Banda Tapajoara (Centro Comunitário da Vila de Alter do Chão) 21/09 (Quinta e Sexta-feira) 5h - Alvorada (Vila de Alter do Chão)7h - Benção do Sairé (Praça do Sairé)8h - Traslado dos Mastros da Praia do Cajueiro à Praça do Sairé (Vila de Alter do Chão)

Urina humana é usada para confeccionar cuias.

Já falamos sobre o tacacá mais uma coisa que não se pode esquecer é  da cuia sem ela o tacacá não é o mesmo mas a pergunta é você como ela é feita? Seu processo é meio estranho leva ate urina humana para entender melhor vamos ver como ela é feita.


A cuia vem da cuieira ela é mais encontrada na Amazônia as cuias são confeccionadas mais pelas mulheres os homens apenas pegam o fruto  e um outro material conhecido como cumati esse cumati é a casca de uma árvore ela serve para tingir as cuia e assim deixa-la na cor preta. vamos ver agora as etapas dessa confecção.




1ª etapa  Após a retirada do fruto as  mulheres retiram uma massa de dentro dela algumas pessoas dizem que essa massa é boa para bronquite e asma.
2ª Agora vem o processo de lixamento e você  não imagina o que elas as mulheres usam uma lata de sardinha.
3ª É nessa terceira etapa que as cuias ganham a tintura preta. Para a casca soltar a tinta eles utilizam água e ficam pressionando até sair o líquido escuro.
4ª Depois de  todo esse proc…

O que é Tarubá?