Pular para o conteúdo principal

Apresentador Luciano Huck faz gravações no oeste do Pará

TV Tapajós entrevista Luciano Huck (Foto: Luana Leão/G1)

 

                     
Luciano Huck concedeu entrevista à TV Tapajós e ao
G1 durante a passagem por Santarém
(Foto: Luana Leão/G1)
 
O apresentador Luciano Huck, da TV Globo, fez gravações em solo paraense durante a semana. Ele desembarcou em Santarém às 23h de segunda-feira (26) para visitar comunidades ribeirinhas e a aldeia indígena Zoé, localizada entre os municípios de Oriximiná e Óbidos, oeste do Pará. Huck acompanhou o trabalho da Fundação Nacional do Índio (Funai) realizado na aldeia.
 
Luciano Huck em Santarém (Foto: Luana Leão/G1)
 
Esta é a segunda vez que o apresentador visita a região, mas a primeira que conhece uma aldeia indígena. “Segunda vez em Santarém, em Alter do Chão, segunda vez nas comunidades ribeirinhas, primeira vez nas terras indígenas. Como sempre, vir para cá é uma experiência muito enriquecedora”, disse.
 
Luciano Huck seguiu para SP na tarde desta
quarta-feira (Foto: Luana Leão/G1)
O apresentador veio acompanhado do ex-jogador Ronaldo Fenômeno. Huck disse ao G1 que as reportagens gravadas na região serão exibidas no mês de julho, durante a Copa do Mundo. “Os detalhes da nossa vinda vocês vão ver no Caldeirão do Huck durante o mês de julho, mas basicamente acompanhar um trabalho da Funai muito interessante, a importância da preservação de índios isolados, das tribos de recente contato, o quanto é importante você criar mecanismos eficientes para você preservar essa cultura, para você proteger esses brasileiros que carregam muito da nossa história antes da gente chegar aqui”, ressaltou.
Huck se hospedou em um hotel em Alter do Chão, balneário localizado cerca de 38 km de Santarém, mas na última terça-feira (27) pernoitou na aldeia, acompanhado de uma comitiva, entre produtores e membros da Funai.
 O apresentador, assim como o ex-jogador Ronaldo, seguiu para São Paulo às 16h30 desta quarta-feira (28).
 
fonte:TV Tapajós e G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO SAIRÉ 2017

16/09 - Sábado 5h - Alvorada (Vila de Alter do Chão)8h - Procissão Fluvial | Busca dos Mastros (Lago Verde)22h - Festa dos Mastros – Banda Tapajoara (Centro Comunitário da Vila de Alter do Chão) 21/09 (Quinta e Sexta-feira) 5h - Alvorada (Vila de Alter do Chão)7h - Benção do Sairé (Praça do Sairé)8h - Traslado dos Mastros da Praia do Cajueiro à Praça do Sairé (Vila de Alter do Chão)

Urina humana é usada para confeccionar cuias.

Já falamos sobre o tacacá mais uma coisa que não se pode esquecer é  da cuia sem ela o tacacá não é o mesmo mas a pergunta é você como ela é feita? Seu processo é meio estranho leva ate urina humana para entender melhor vamos ver como ela é feita.


A cuia vem da cuieira ela é mais encontrada na Amazônia as cuias são confeccionadas mais pelas mulheres os homens apenas pegam o fruto  e um outro material conhecido como cumati esse cumati é a casca de uma árvore ela serve para tingir as cuia e assim deixa-la na cor preta. vamos ver agora as etapas dessa confecção.




1ª etapa  Após a retirada do fruto as  mulheres retiram uma massa de dentro dela algumas pessoas dizem que essa massa é boa para bronquite e asma.
2ª Agora vem o processo de lixamento e você  não imagina o que elas as mulheres usam uma lata de sardinha.
3ª É nessa terceira etapa que as cuias ganham a tintura preta. Para a casca soltar a tinta eles utilizam água e ficam pressionando até sair o líquido escuro.
4ª Depois de  todo esse proc…

O que é Tarubá?