Pular para o conteúdo principal

2º Festival do Milho na comunidade de Santa Cruz



 
 
 
A Associação comunitária de agricultores, produtores rurais, criadores e extrativistas de Santa Cruz (Acaprucesc) realiza nos dias 30 e 31 de maio, o 2 º Festival do Milho.  No apoio a Secretaria Municipal de Cultura (SEMC)  e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER-Pará). O evento traz a proposta de divulgar a produção agrícola na valorização da cultura do milho e derivados.
Segundo uma dos coordenadores, Raimundo Almeida essa atividade motiva os produtores a investir mais no cultivo do milho. “ E ainda fortalece a agricultura familiar e a organização comunitária”.
A comunidade fica localizada na Rodovia Curua-una, no Km 27. Mais informações com Raimundo Almeida (93-9227-0812) e Ronan Almeida (93-9129-6012 / 9113-1214).  

PROGRAMAÇÃO
SEXTA-FEIRA (30/05)
 
19h 30 min – Oração de abertura do evento
20h – Composição da Mesa das autoridades
20h 15 min – Momento Cultural (histórico do milho, poesias e  paródias)
20h 30 min – Desfile de bonecas e apresentação da candidata a Rainha do Festival
21h 30 min – Seresta ao vivo
01h – Encerramento 
 
SÁBADO (31/05)
 
09h – Exposição de Artesanato e produtos derivados do milho
11h- Comercialização de comidas típicas
14h- Torneio de futebol (duplas)
1º colocado – 01 leitão assado
2º colocado – 01 caixa de cerveja
20h- Desfile da rainha da rainha, dança do milho e outras danças
22h- Som ao vivo com as bandas Forrozeiros.com e Forró Balancyar
03h-Encerramento.


Texto: Alciane Ayres-Ascom/SEMC.
Fonte e Foto: Blog da SEMC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO SAIRÉ 2017

16/09 - Sábado 5h - Alvorada (Vila de Alter do Chão)8h - Procissão Fluvial | Busca dos Mastros (Lago Verde)22h - Festa dos Mastros – Banda Tapajoara (Centro Comunitário da Vila de Alter do Chão) 21/09 (Quinta e Sexta-feira) 5h - Alvorada (Vila de Alter do Chão)7h - Benção do Sairé (Praça do Sairé)8h - Traslado dos Mastros da Praia do Cajueiro à Praça do Sairé (Vila de Alter do Chão)

Urina humana é usada para confeccionar cuias.

Já falamos sobre o tacacá mais uma coisa que não se pode esquecer é  da cuia sem ela o tacacá não é o mesmo mas a pergunta é você como ela é feita? Seu processo é meio estranho leva ate urina humana para entender melhor vamos ver como ela é feita.


A cuia vem da cuieira ela é mais encontrada na Amazônia as cuias são confeccionadas mais pelas mulheres os homens apenas pegam o fruto  e um outro material conhecido como cumati esse cumati é a casca de uma árvore ela serve para tingir as cuia e assim deixa-la na cor preta. vamos ver agora as etapas dessa confecção.




1ª etapa  Após a retirada do fruto as  mulheres retiram uma massa de dentro dela algumas pessoas dizem que essa massa é boa para bronquite e asma.
2ª Agora vem o processo de lixamento e você  não imagina o que elas as mulheres usam uma lata de sardinha.
3ª É nessa terceira etapa que as cuias ganham a tintura preta. Para a casca soltar a tinta eles utilizam água e ficam pressionando até sair o líquido escuro.
4ª Depois de  todo esse proc…

O que é Tarubá?