Esse é o nosso carimbó


 
O que é carimbó?

Será música?

Será comida?               

Será dança?


Carimbó é uma dança regional do
Pará, ela é uma manifestação cultural dos povos indígenas. O nome CARIMBÓ na língua tupi significa Tambor que marca o ritmo, tambor é feito de tronco de madeira e pele de animal o nome dado a esse instrumento é CURIMBÓ.

A dança surgiu em uma cidade próxima de Belém conhecida como marapanim essa cidade é considerada a terra do carimbo. Nos anos de 60 e 70 foram adicionados outros instrumentos como as guitarras. Mais os instrumentos originais são dois tambores o alto e o baixo uma flauta de madeira e maracás que é uma viola de quatro cordas.

 


 









Na hora de se preparar para dançar as mulheres dançam descalças com uma saia vai ate o pé elas são franzidas e amplas, as saias normalmente são de estampas florais. As blusas são de cor neutra para destacar a saia. Alem das roupas tem os acessórios que são os colares e pulseiras que são fetos de matérias como a semente. Os homens colocam uma calça branca com a bainha enrolada que foi herdada dos ancestrais negros que usavam assim para ir coletar caranguejo nos manguezais.


A dança e feita por casal, duas fileiras de homens e duas de mulheres a parti da ir é só deixar o carimbo te conduzir. E ai gostou? Esse é nosso ritmo o meu o seu o nosso carimbo. 


0 comentários:

Postar um comentário