Pular para o conteúdo principal

Puro Artesanato

















Cada uma com seu estilo e sua beleza de jeitos bem diferentes feitas de quase o mesmo material, as jóias de artesanato feito na Amazônia enchem os olhos de quem os ver pela cor, modelo e simplicidade .

Eu fui ate a NIT ARTES acompanhar um pouco sobre as peças que são vendidas aos clientes e cada peça é feita a mão olha só o que eu encontrei.
 













  
Está pulseira é feita de Tucumam e caroço de açaí, os matérias usados são de frutas e de sementes algumas comestíveis. 


















A pulseira a cima é feita toda de caroço de açaí, os caroços podem ser tingidas a cor desejada e assim tão um show de cores.
 














  
Esses brincos os mais usados por quem mora na amazônia e pelos turistas são feitos de penas que pode ser de várias cores o detalhe redondo e chamado de Capim Dourado no lugar do capim dourado pode-se colocar outros detalhes depende do gosto.
 



Uma das coisas novas é a tiara feita de madeira com os enfeites do caroço do açaí o mais usado.















Esta pulseira é chamada Madri Pérola feita com a casca da ostra.
 







  






Conhecida como lágrima de nossa senhora essa pequena e delicada peça ganhou esse nome pois antes de ser cortada ao meio ela parece uma lágrima e foi por isso que ela ganhou esse nome" lágrima de Nossa Senhora".

 


















Outra coisa que faz muito sucesso é o filtro de sonho, dizem que se colocado na cabeceira da cama ele filtra todos os sonhos e você para de ter pesadelos.


















Feita toda de madeira essa bolsa custa em torno de R$ 80.00 porém é linda e delicada feita a mão ela é uma das mais queridas entre as mulheres.















Bem diferente desta outra feita de palha e com um preço mais acessível.
















Brincos de todos tipos enchem as orelhas das mulheres com muita simplicidade e glamour formatos, tipos, tamanhos, detalhes e cores fazem els mais bonito  cada qual único e com sua própria beleza.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO SAIRÉ 2017

16/09 - Sábado 5h - Alvorada (Vila de Alter do Chão)8h - Procissão Fluvial | Busca dos Mastros (Lago Verde)22h - Festa dos Mastros – Banda Tapajoara (Centro Comunitário da Vila de Alter do Chão) 21/09 (Quinta e Sexta-feira) 5h - Alvorada (Vila de Alter do Chão)7h - Benção do Sairé (Praça do Sairé)8h - Traslado dos Mastros da Praia do Cajueiro à Praça do Sairé (Vila de Alter do Chão)

Urina humana é usada para confeccionar cuias.

Já falamos sobre o tacacá mais uma coisa que não se pode esquecer é  da cuia sem ela o tacacá não é o mesmo mas a pergunta é você como ela é feita? Seu processo é meio estranho leva ate urina humana para entender melhor vamos ver como ela é feita.


A cuia vem da cuieira ela é mais encontrada na Amazônia as cuias são confeccionadas mais pelas mulheres os homens apenas pegam o fruto  e um outro material conhecido como cumati esse cumati é a casca de uma árvore ela serve para tingir as cuia e assim deixa-la na cor preta. vamos ver agora as etapas dessa confecção.




1ª etapa  Após a retirada do fruto as  mulheres retiram uma massa de dentro dela algumas pessoas dizem que essa massa é boa para bronquite e asma.
2ª Agora vem o processo de lixamento e você  não imagina o que elas as mulheres usam uma lata de sardinha.
3ª É nessa terceira etapa que as cuias ganham a tintura preta. Para a casca soltar a tinta eles utilizam água e ficam pressionando até sair o líquido escuro.
4ª Depois de  todo esse proc…

O que é Tarubá?