Pular para o conteúdo principal

Arquitetura histórica de Santarém















Santarém não é só linda pelas belezas naturais mais é linda também pela arquitetura antiga no tempo da colonização a frente da cidade e outras ruas se tornaram um grande museu a céu aberto, enquanto Santarém era colônia os Português fizeram grandes obras como os antigos Casarões, igrejas, colégios e  prédios oficiais que hoje fazem parte da cultura santarena.


 Como o coreto que anos atrás foi palco de apresentação de bandas nas festividades de Nossa Senhora Da Conceição, o prédio da Garapeira sempre foi um ponto de encontro e de referência na degustação de deliciosos lanches desde de 1922.
  














A arquitetura lusobrasileira antiga está presente em vários lugares e um deles é o cartório do 1ª ofício, um casarão dessa época foi transformado e ate hoje funciona como cartório, onde geração de santarenos legalizaram suas transações comerciais e de moradias.































A igreja de São Raimundo Nonato é imponente com sua arquitetura tradicional das igrejas européias, protege a  belíssima praça do centenário onde vários casais de enamorados do bairro da Aldeia vinham passear. 
O colégio Dom Amando é um ícone da educação santarena onde várias gerações de grandes empresários e proficionais de nossa sociedade adquiriram conhecimento na sua profição. O colégio é um exemplo da arquitetura histórica de Santarém.
    















A FIT(Faculdade Integrada do Tapajós) elaborou uma catalogalização dos prédios antigos de Santarém, projeto esse desenvolvide pelo núcleo de arte dessa intidade, sobe a coordenação da professora Fátima Cavalcante, foi confecsionado placas informativas sobre os mesmos, com uma breve história de sua construção e das famílias que ali residiram, para que haja uma preservação da memória histórica e arquietetônica de santarém.    
















A igreja da matriz é o prédio mais antigos de Santarém datado de 1761.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO SAIRÉ 2017

16/09 - Sábado 5h - Alvorada (Vila de Alter do Chão)8h - Procissão Fluvial | Busca dos Mastros (Lago Verde)22h - Festa dos Mastros – Banda Tapajoara (Centro Comunitário da Vila de Alter do Chão) 21/09 (Quinta e Sexta-feira) 5h - Alvorada (Vila de Alter do Chão)7h - Benção do Sairé (Praça do Sairé)8h - Traslado dos Mastros da Praia do Cajueiro à Praça do Sairé (Vila de Alter do Chão)

Urina humana é usada para confeccionar cuias.

Já falamos sobre o tacacá mais uma coisa que não se pode esquecer é  da cuia sem ela o tacacá não é o mesmo mas a pergunta é você como ela é feita? Seu processo é meio estranho leva ate urina humana para entender melhor vamos ver como ela é feita.


A cuia vem da cuieira ela é mais encontrada na Amazônia as cuias são confeccionadas mais pelas mulheres os homens apenas pegam o fruto  e um outro material conhecido como cumati esse cumati é a casca de uma árvore ela serve para tingir as cuia e assim deixa-la na cor preta. vamos ver agora as etapas dessa confecção.




1ª etapa  Após a retirada do fruto as  mulheres retiram uma massa de dentro dela algumas pessoas dizem que essa massa é boa para bronquite e asma.
2ª Agora vem o processo de lixamento e você  não imagina o que elas as mulheres usam uma lata de sardinha.
3ª É nessa terceira etapa que as cuias ganham a tintura preta. Para a casca soltar a tinta eles utilizam água e ficam pressionando até sair o líquido escuro.
4ª Depois de  todo esse proc…

O que é Tarubá?