Arquitetura histórica de Santarém















Santarém não é só linda pelas belezas naturais mais é linda também pela arquitetura antiga no tempo da colonização a frente da cidade e outras ruas se tornaram um grande museu a céu aberto, enquanto Santarém era colônia os Português fizeram grandes obras como os antigos Casarões, igrejas, colégios e  prédios oficiais que hoje fazem parte da cultura santarena.


 Como o coreto que anos atrás foi palco de apresentação de bandas nas festividades de Nossa Senhora Da Conceição, o prédio da Garapeira sempre foi um ponto de encontro e de referência na degustação de deliciosos lanches desde de 1922.
  














A arquitetura lusobrasileira antiga está presente em vários lugares e um deles é o cartório do 1ª ofício, um casarão dessa época foi transformado e ate hoje funciona como cartório, onde geração de santarenos legalizaram suas transações comerciais e de moradias.































A igreja de São Raimundo Nonato é imponente com sua arquitetura tradicional das igrejas européias, protege a  belíssima praça do centenário onde vários casais de enamorados do bairro da Aldeia vinham passear. 
O colégio Dom Amando é um ícone da educação santarena onde várias gerações de grandes empresários e proficionais de nossa sociedade adquiriram conhecimento na sua profição. O colégio é um exemplo da arquitetura histórica de Santarém.
    















A FIT(Faculdade Integrada do Tapajós) elaborou uma catalogalização dos prédios antigos de Santarém, projeto esse desenvolvide pelo núcleo de arte dessa intidade, sobe a coordenação da professora Fátima Cavalcante, foi confecsionado placas informativas sobre os mesmos, com uma breve história de sua construção e das famílias que ali residiram, para que haja uma preservação da memória histórica e arquietetônica de santarém.    
















A igreja da matriz é o prédio mais antigos de Santarém datado de 1761.

Um comentário: