Pular para o conteúdo principal

A diva Dica Frazão




















Ninguém no mundo faz artesanato melhor que ela os toques das suas mãos são únicos. Cada roupa, cada peça é apenas a única no mundo inteiro.
Eu estou falando dela, Dica Frazão como é conhecida dona Raimunda Rodrigues Frazão não só em Santarém. Dona Dica Frazão em 1943 já casada com dois filhos e 7 irmãos mudou-se para Santarém ela morava em Capanema(PA). Ela hoje conta muitas histórias de quando chegou a cidade, Dica Frazão aprendeu o artesanato sozinha" Isso foi um dom único que Deus meu deu'' Parti dos seus 29 anos começou a trabalha o artesanato.

  


















No dia 1ª de janeiro de 1949 ela fez sua primeira peça um leque de penas de pássaros o sucesso foi tanto que ela teve que se ocupar só em fazer vários leques. O casarão de toda Dica também é ateliê e museu o museu Dica Frazão foi aberto em 1999 e desda ir recebe muitos turístas.





















Presente a JK a toalha do lago direito




















Dica Frazão já presenteou pessoas importantes como a rainha Fabíola, o Papa João Paulo II e Juscelino Kubitsckek. Agora quem ela que receber em seu museu é a presidente Dilma Ruseff .





Presente a rainha da Bélgica











































































  
Ela mostra a mostra com muito orgulho  todos os quadros e medalhas que ganhou ao longo de sua carreira.

















  


















Porque cada peça dela é única? gostou das malhas que viu nas imagenas? poiser as roupas não são feitas de tecido é sim de raiz, de palha e muitos outros materias que são encontrados  na Amazônia ela fez sozinha ela cria o tecído das roupas Dona Dica desenha as próprias roupas. Foi baseado nisso que eu digo e ela diz que é única no mundo.
Só tem um problema a secretária de cultura diz da apoio mas não é isso que se ver. Dica Frazão realizou tudo sozinha e hoje continua seu trabalho sozinha , só  a placa em frente a seu museu com o nome apoio" secretaria de cultura " Ela tem mais de 20 peças guardadas para exposição só que não tem lugar para expor nem manequis para colocar as roupas.
Quem quizer ajudar a nossa Diva e só entrar em contato com o número
9210-5540. Por que não da pra esperar ajudar da SECRETARIA DE CULTURA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO SAIRÉ 2017

16/09 - Sábado 5h - Alvorada (Vila de Alter do Chão)8h - Procissão Fluvial | Busca dos Mastros (Lago Verde)22h - Festa dos Mastros – Banda Tapajoara (Centro Comunitário da Vila de Alter do Chão) 21/09 (Quinta e Sexta-feira) 5h - Alvorada (Vila de Alter do Chão)7h - Benção do Sairé (Praça do Sairé)8h - Traslado dos Mastros da Praia do Cajueiro à Praça do Sairé (Vila de Alter do Chão)

Urina humana é usada para confeccionar cuias.

Já falamos sobre o tacacá mais uma coisa que não se pode esquecer é  da cuia sem ela o tacacá não é o mesmo mas a pergunta é você como ela é feita? Seu processo é meio estranho leva ate urina humana para entender melhor vamos ver como ela é feita.


A cuia vem da cuieira ela é mais encontrada na Amazônia as cuias são confeccionadas mais pelas mulheres os homens apenas pegam o fruto  e um outro material conhecido como cumati esse cumati é a casca de uma árvore ela serve para tingir as cuia e assim deixa-la na cor preta. vamos ver agora as etapas dessa confecção.




1ª etapa  Após a retirada do fruto as  mulheres retiram uma massa de dentro dela algumas pessoas dizem que essa massa é boa para bronquite e asma.
2ª Agora vem o processo de lixamento e você  não imagina o que elas as mulheres usam uma lata de sardinha.
3ª É nessa terceira etapa que as cuias ganham a tintura preta. Para a casca soltar a tinta eles utilizam água e ficam pressionando até sair o líquido escuro.
4ª Depois de  todo esse proc…

O que é Tarubá?