Pular para o conteúdo principal

Mais de 25 mil pessoas participam da Caminhada de fé com Maria


Na noite de sábado para domingo 31/01 uma multidão foi para a estrada para o ultimo ato de religiosidade que é a Caminhada de Fé com Maria.

O movimento se iniciou cedo na igreja de Nossa Senhora De Aparecida, antes de se dirigirem para Mojui Dos Campos, algumas pessoas deixaram para ultima hora comprar o kit da caminhada a camisa e a caneca.

As 14:00hs os ônibus começaram a sair de frente da igreja de Aparecida, foram disponibilizados 40 veículos para atender a população que iria para Mojui.

 E assim um grande número de fies iam deixando Santarém para percorre 37 KM, a caminhada de fé com Maria se iniciou no ano de 1995 com apenas 200 pessoas e hoje é um dos maiores eventos do oeste do Pará, com peregrinos vindo de vários lugares do estado e de outras regiões E assim Santarém ia ficando para trás e logo mias seria palco de uma grande multidão.

Já em frente a igreja de Santo Antônio em Mojui Dos Campos, alguns caminhantes aguardavam a passagem da Santa, com uma pequena alteração ao tamanho do espaço o local onde ocorria a celebração foi mudado para um campo de futebol.
 Dona Maria do Socorro ganhou duas imagens em um sorteio que ocorreu no período da celebração ela também contou a reportagem que desdo inicio da caminhada foi em todos os anos e agora acompanha sua filha camila de 14 anos pela primeira vez.



 Nem a chuva atrapalhou os romeiros alguns aguardavam dentro da igreja e outros aproveitavam o momento para alimentar seu lado espiritual e a sua fé.
 Em alguns lugares iam aparecendo algumas homenagem a padroeira dos santarenos.
 

 Era cedo quando os caminhantes iam chegando a avenida Tapajós do auto se via a multidão de pessoas que acompanhavam mais uma romaria. Os passos iam ficando mas lentos o cansaço foi tomando conta do corpo, porém o coração cheio de alegria por ter concluído um percurso de quilômetros. 


 Os primeiros que chegaram nem descansarão foram direto para perto do altar da igreja da Matriz e agradecer a Deus e a nossa Senhora da Conceição por mais essa caminhada.


 Por volta das 6:30 a imagem chegou a catedral de santarém uma festa cheia de emoções e o principal era saber que eles tinham alcançado o grande objetivo, mais de 25 mil pessoas participam da romaria. Logo depois ocorreu uma celebração e assim as festividades da padroeira segui ate o dia 08/12 com a grande festa de queima de fogos.

 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO SAIRÉ 2017

16/09 - Sábado 5h - Alvorada (Vila de Alter do Chão)8h - Procissão Fluvial | Busca dos Mastros (Lago Verde)22h - Festa dos Mastros – Banda Tapajoara (Centro Comunitário da Vila de Alter do Chão) 21/09 (Quinta e Sexta-feira) 5h - Alvorada (Vila de Alter do Chão)7h - Benção do Sairé (Praça do Sairé)8h - Traslado dos Mastros da Praia do Cajueiro à Praça do Sairé (Vila de Alter do Chão)

Urina humana é usada para confeccionar cuias.

Já falamos sobre o tacacá mais uma coisa que não se pode esquecer é  da cuia sem ela o tacacá não é o mesmo mas a pergunta é você como ela é feita? Seu processo é meio estranho leva ate urina humana para entender melhor vamos ver como ela é feita.


A cuia vem da cuieira ela é mais encontrada na Amazônia as cuias são confeccionadas mais pelas mulheres os homens apenas pegam o fruto  e um outro material conhecido como cumati esse cumati é a casca de uma árvore ela serve para tingir as cuia e assim deixa-la na cor preta. vamos ver agora as etapas dessa confecção.




1ª etapa  Após a retirada do fruto as  mulheres retiram uma massa de dentro dela algumas pessoas dizem que essa massa é boa para bronquite e asma.
2ª Agora vem o processo de lixamento e você  não imagina o que elas as mulheres usam uma lata de sardinha.
3ª É nessa terceira etapa que as cuias ganham a tintura preta. Para a casca soltar a tinta eles utilizam água e ficam pressionando até sair o líquido escuro.
4ª Depois de  todo esse proc…

O que é Tarubá?