Pular para o conteúdo principal

Romeiros vão as ruas no 95ª círio de Nossa Senhora da Conceição



Na manhã de domingo (24) em Santarém, Oeste do Pará romeiros vão as ruas da cidade em procissão em mais um círio da padroeira Nossa senhora da Conceição, mais de 175 mil fies foram agradecer as graças alcançadas e pedir bençãos e providências. O círio se inicio as 7:00hs a procissão saiu da igreja de São Sebastião, e foi aparti desse momento que deu-se inicio ao 95ª círio, que ao longo do percusso muitas homenagens iriam aparecendo em vários pontos como colégios, igrejas e na casas de devotos.





Os romeiros caminharam em torno de 8 km em 4 horas o sol e o calor não foi um obstáculo para quem tinha fé em chegar na matriz. Uma tradição é a homenagem do sindicato dos estivadores que todos os anos fazem uma tradicional queima de fogos. Nesse momento é que a santa fica mais tempo parada e o Bispo também abençoa os devotos e principalmente os estivadores.




Uma das marcas do círio é a corda e esse ano não foi diferente, muitos promesseiros chegaram cedo a igreja de São Sebastião para garantir um  espaço, e esse icone do círio é visualizado de longe. Assim como a corrente humana feita por jovens. E foi por volta das 12:00hs que a imagem chegou a praça da matriz e logo em seguida foi celebrada uma missa eucarística. Agora os fieis esperam com espectativa a caminhada de fé com Maria que irar sair do município de Mojui dos Campos da igreja de Santo Antônio, em direção a Matriz.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Tarubá?

Urina humana é usada para confeccionar cuias.

Já falamos sobre o tacacá mais uma coisa que não se pode esquecer é  da cuia sem ela o tacacá não é o mesmo mas a pergunta é você como ela é feita? Seu processo é meio estranho leva ate urina humana para entender melhor vamos ver como ela é feita.


A cuia vem da cuieira ela é mais encontrada na Amazônia as cuias são confeccionadas mais pelas mulheres os homens apenas pegam o fruto  e um outro material conhecido como cumati esse cumati é a casca de uma árvore ela serve para tingir as cuia e assim deixa-la na cor preta. vamos ver agora as etapas dessa confecção.




1ª etapa  Após a retirada do fruto as  mulheres retiram uma massa de dentro dela algumas pessoas dizem que essa massa é boa para bronquite e asma.
2ª Agora vem o processo de lixamento e você  não imagina o que elas as mulheres usam uma lata de sardinha.
3ª É nessa terceira etapa que as cuias ganham a tintura preta. Para a casca soltar a tinta eles utilizam água e ficam pressionando até sair o líquido escuro.
4ª Depois de  todo esse proc…

Como é feita a farinha de madioca