Cidade De Oriximiná



Oriximiná é um município brasileiro do estado do Pará. Sua população estimada em 2010 era de 62 963 habitantes. Possuí uma extensão territorial maior que a de países como Portugal, Dinamarca e Coréia do Sul.
História O desbravamento, em 1877, foi feito pelo padre José Nicolino de Sousa, nascido em Faro, onde fundou uma povoação em 11 de dezembro de 1886, foi elevada à categoria de freguesia, com o nome de Santo Antônio do Uruá-Tapera, pelo Dr. Joaquim da Costa Barradas, presidente da então província do Pará e desembargador do Maranhão. O nome Oriximiná é de origem indígena, de procedência tupi, que significa “o macho da abelha”, o zangão. No entanto, frei Protásio Frinckel, conhecedor da região e de seus diversos núcleos de habitantes primitivos, inclina-se pela derivação de Eruzu-M'Na que significa “muitas praias”.
É o segundo maior município do Estado do Pará, possui uma área de 107.604,4 km², só superado pelo município de Altamira (161.445,91 km²) a cidade banhada pelo rio tronbetas em extensão territoriado esquerdo), Erepecuru (importante afluente pela margem esquerda e que serve de limite natural com o município de Óbidos
Rios: Trombetas (que banha a sede do município pelo lado esquerdo), Erepecuru (importante afluente pela margem esquerda e que serve de limite natural com o município de Óbidos), Acapú, Erepecurú, Cachorro, Mapuera, Nhamundá (que serve de limite natural para fronteira do Estado do Pará com Estado do Amazonas) e o Cachoeiri.
Lagos: Sapucuá, Paru, Iripixi, Caipuru, Abuí, Maria-Pixí, Salgado, Ururiá e Batata. (Sendo estes alguns dos mais importantes, tendo por base sua extensão, volume de água, acesso e navegabilidade e expressão econômica).
Cachoeiras: Porteira (com grande potencial hidrico), Chuvisco e Ventilado (com grande potencial turístico), Pancada, Vira-Mundo e São Pedro. Vale destacar as cachoeiras do Jatuarana, com relativa proximidade da sede do município e as cachoeiras da região do Jamaracarú.
Município de Oriximiná
Bandeira de Oriximiná
Brasão de Oriximiná
Bandeira Brasão
Hino
Fundação 09 de Junho de 18941
Gentílico oriximinaense1
Prefeito(a) Luiz Gonzaga Viana Filho (PV)
(2013–2016)
Localização
Localização de Oriximiná
Localização de Oriximiná no Pará

0 comentários:

Postar um comentário