Pular para o conteúdo principal

Cidade De Oriximiná



Oriximiná é um município brasileiro do estado do Pará. Sua população estimada em 2010 era de 62 963 habitantes. Possuí uma extensão territorial maior que a de países como Portugal, Dinamarca e Coréia do Sul.
História O desbravamento, em 1877, foi feito pelo padre José Nicolino de Sousa, nascido em Faro, onde fundou uma povoação em 11 de dezembro de 1886, foi elevada à categoria de freguesia, com o nome de Santo Antônio do Uruá-Tapera, pelo Dr. Joaquim da Costa Barradas, presidente da então província do Pará e desembargador do Maranhão. O nome Oriximiná é de origem indígena, de procedência tupi, que significa “o macho da abelha”, o zangão. No entanto, frei Protásio Frinckel, conhecedor da região e de seus diversos núcleos de habitantes primitivos, inclina-se pela derivação de Eruzu-M'Na que significa “muitas praias”.
É o segundo maior município do Estado do Pará, possui uma área de 107.604,4 km², só superado pelo município de Altamira (161.445,91 km²) a cidade banhada pelo rio tronbetas em extensão territoriado esquerdo), Erepecuru (importante afluente pela margem esquerda e que serve de limite natural com o município de Óbidos
Rios: Trombetas (que banha a sede do município pelo lado esquerdo), Erepecuru (importante afluente pela margem esquerda e que serve de limite natural com o município de Óbidos), Acapú, Erepecurú, Cachorro, Mapuera, Nhamundá (que serve de limite natural para fronteira do Estado do Pará com Estado do Amazonas) e o Cachoeiri.
Lagos: Sapucuá, Paru, Iripixi, Caipuru, Abuí, Maria-Pixí, Salgado, Ururiá e Batata. (Sendo estes alguns dos mais importantes, tendo por base sua extensão, volume de água, acesso e navegabilidade e expressão econômica).
Cachoeiras: Porteira (com grande potencial hidrico), Chuvisco e Ventilado (com grande potencial turístico), Pancada, Vira-Mundo e São Pedro. Vale destacar as cachoeiras do Jatuarana, com relativa proximidade da sede do município e as cachoeiras da região do Jamaracarú.
Município de Oriximiná
Bandeira de Oriximiná
Brasão de Oriximiná
Bandeira Brasão
Hino
Fundação 09 de Junho de 18941
Gentílico oriximinaense1
Prefeito(a) Luiz Gonzaga Viana Filho (PV)
(2013–2016)
Localização
Localização de Oriximiná
Localização de Oriximiná no Pará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Tarubá?

Urina humana é usada para confeccionar cuias.

Já falamos sobre o tacacá mais uma coisa que não se pode esquecer é  da cuia sem ela o tacacá não é o mesmo mas a pergunta é você como ela é feita? Seu processo é meio estranho leva ate urina humana para entender melhor vamos ver como ela é feita.


A cuia vem da cuieira ela é mais encontrada na Amazônia as cuias são confeccionadas mais pelas mulheres os homens apenas pegam o fruto  e um outro material conhecido como cumati esse cumati é a casca de uma árvore ela serve para tingir as cuia e assim deixa-la na cor preta. vamos ver agora as etapas dessa confecção.




1ª etapa  Após a retirada do fruto as  mulheres retiram uma massa de dentro dela algumas pessoas dizem que essa massa é boa para bronquite e asma.
2ª Agora vem o processo de lixamento e você  não imagina o que elas as mulheres usam uma lata de sardinha.
3ª É nessa terceira etapa que as cuias ganham a tintura preta. Para a casca soltar a tinta eles utilizam água e ficam pressionando até sair o líquido escuro.
4ª Depois de  todo esse proc…

Como é feita a farinha de madioca