Pular para o conteúdo principal

UM POUCO MAIS SOBRE O ÇAIRÉ 2013


A vila balneária de Alter Do Chão, será mais uma vez o palco de grande evento cultura o Çairé 20013. O çairé que já existe a mais de 300 anos todos os anos apresenta o ritual religioso. Além das disputas entre os botos  Tucuxi e  Cor De Rosa.
   Alter do chão que é considerado caribe Brasileiro já esta pronta para receber seus visitantes.

 O çairé foi fundado missão de nossa senhora da purificação ou da saúde na aldeia Borari em 1738. Esse ritual que se repeti a mais de 300 anos. E dois shows artísticos encanto o público a dança marcada pelo confronto dos botos Tucuxi e Cor De Rosa.

O çairé parou por 40 anos de 1943 a 1974 voltando a ser realizados pelos moradores de alter do chão com a intenção de manter a tradição. O  simbolo do çairé  é um cemicírculo de cipó torcido, envolvido por algodão enfeitado por fitas e fores coloridas. O simbolo possui três cruzes dentro do semicírculo e outra na extremidade as três da santíssima trindade e um só Deus.
  O simbolo é conduzido por uma mulher que segue afrente da procissão e recebe o nome de saraipo.




                                                         BOTO COR DE ROSA

                                                                  BOTO TUCUXI
Esse ano o çairé recebera a rainha do axe ivete sangalo, o show mais esperado do ano.


Outra atração é o grupo Oba oba samba house que promete muito samba e diversão a produtora dos dois eventos é a MAGMA EVENTOS.

Texto: Geovana Katrine

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO SAIRÉ 2017

16/09 - Sábado 5h - Alvorada (Vila de Alter do Chão)8h - Procissão Fluvial | Busca dos Mastros (Lago Verde)22h - Festa dos Mastros – Banda Tapajoara (Centro Comunitário da Vila de Alter do Chão) 21/09 (Quinta e Sexta-feira) 5h - Alvorada (Vila de Alter do Chão)7h - Benção do Sairé (Praça do Sairé)8h - Traslado dos Mastros da Praia do Cajueiro à Praça do Sairé (Vila de Alter do Chão)

Urina humana é usada para confeccionar cuias.

Já falamos sobre o tacacá mais uma coisa que não se pode esquecer é  da cuia sem ela o tacacá não é o mesmo mas a pergunta é você como ela é feita? Seu processo é meio estranho leva ate urina humana para entender melhor vamos ver como ela é feita.


A cuia vem da cuieira ela é mais encontrada na Amazônia as cuias são confeccionadas mais pelas mulheres os homens apenas pegam o fruto  e um outro material conhecido como cumati esse cumati é a casca de uma árvore ela serve para tingir as cuia e assim deixa-la na cor preta. vamos ver agora as etapas dessa confecção.




1ª etapa  Após a retirada do fruto as  mulheres retiram uma massa de dentro dela algumas pessoas dizem que essa massa é boa para bronquite e asma.
2ª Agora vem o processo de lixamento e você  não imagina o que elas as mulheres usam uma lata de sardinha.
3ª É nessa terceira etapa que as cuias ganham a tintura preta. Para a casca soltar a tinta eles utilizam água e ficam pressionando até sair o líquido escuro.
4ª Depois de  todo esse proc…

O que é Tarubá?