Pular para o conteúdo principal

Conhecendo Santarém


Santarém do meu coração é essa  música que muitos santarenos cantão, o passeio de hoje será na cidade de Santarém que fica localizada no estado do Pará. A mesma que foi fundada no dia 22/06/1661(352) anos. A cidade tem entorno de 288.462 habitantes feito no ultimo censo IBGE. 
Santarém possui uma área de 228877.080 km² o 3ª  município mais populoso do estado.
 A cidade situa-se na confluências do rios Tapajós e Amazonas e ficou conhecida como Perola Do Tapajós.

  
A perola do Tapajós tem seus encantos e magias além da bela paisagem e do lugar tranquilo alguns pontos são referencia da cidade entre eles está o museu João Fona construído entre 1853 a 1868 o local que funcionou a intendência municipal, a prefeitura, salão do juri, camara municipal e a cadeia pública e o 3ª edificil mais antigo da cidade e desde 1991 funciona como museu.




Santarém contém águas cristalinas do rio tapajós e conta com mais de 100 quilômetros de praias que parecem mar como é o caso de Alter Do Chão "caribe brasileiro" escolhida pelo jornal inglês The Guardian como a praia mais bonita do mundo.



Alter do chão também é palco do çairé que ocorre no mês de setembro a manifestação folclórica e religiosa que é realizada durante três dias nesse período os índios Boraris realizão danças, rituais, cantos,e é nesse período que a vila recebe um grande número de turistas.

O município tem uma coisa única a sua frente é o encontro dos rios tapajós e amazonas uma vista que fica na memoria e quem vem aqui jamais esquece.


 Tem outro evento que também recebe um grande público é no círio da padroeira Nossa Senhora Da Conceição que ocorre no mês de novembro a festa vai até dia 08 de dezembro. No círio são percorrido 10 quilômetros na via pública e no inicio de dezembro ocorre a caminhada de fé com maria que sai do município de  Mojui Dos Campos da catedral de Santo Antônio em direção a matriz de  Nossa Senhora Da Conceição totalizando 37 quilômetros  de caminhada.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO SAIRÉ 2017

16/09 - Sábado 5h - Alvorada (Vila de Alter do Chão)8h - Procissão Fluvial | Busca dos Mastros (Lago Verde)22h - Festa dos Mastros – Banda Tapajoara (Centro Comunitário da Vila de Alter do Chão) 21/09 (Quinta e Sexta-feira) 5h - Alvorada (Vila de Alter do Chão)7h - Benção do Sairé (Praça do Sairé)8h - Traslado dos Mastros da Praia do Cajueiro à Praça do Sairé (Vila de Alter do Chão)

Urina humana é usada para confeccionar cuias.

Já falamos sobre o tacacá mais uma coisa que não se pode esquecer é  da cuia sem ela o tacacá não é o mesmo mas a pergunta é você como ela é feita? Seu processo é meio estranho leva ate urina humana para entender melhor vamos ver como ela é feita.


A cuia vem da cuieira ela é mais encontrada na Amazônia as cuias são confeccionadas mais pelas mulheres os homens apenas pegam o fruto  e um outro material conhecido como cumati esse cumati é a casca de uma árvore ela serve para tingir as cuia e assim deixa-la na cor preta. vamos ver agora as etapas dessa confecção.




1ª etapa  Após a retirada do fruto as  mulheres retiram uma massa de dentro dela algumas pessoas dizem que essa massa é boa para bronquite e asma.
2ª Agora vem o processo de lixamento e você  não imagina o que elas as mulheres usam uma lata de sardinha.
3ª É nessa terceira etapa que as cuias ganham a tintura preta. Para a casca soltar a tinta eles utilizam água e ficam pressionando até sair o líquido escuro.
4ª Depois de  todo esse proc…

O que é Tarubá?