Conhecendo Santarém


Santarém do meu coração é essa  música que muitos santarenos cantão, o passeio de hoje será na cidade de Santarém que fica localizada no estado do Pará. A mesma que foi fundada no dia 22/06/1661(352) anos. A cidade tem entorno de 288.462 habitantes feito no ultimo censo IBGE. 
Santarém possui uma área de 228877.080 km² o 3ª  município mais populoso do estado.
 A cidade situa-se na confluências do rios Tapajós e Amazonas e ficou conhecida como Perola Do Tapajós.

  
A perola do Tapajós tem seus encantos e magias além da bela paisagem e do lugar tranquilo alguns pontos são referencia da cidade entre eles está o museu João Fona construído entre 1853 a 1868 o local que funcionou a intendência municipal, a prefeitura, salão do juri, camara municipal e a cadeia pública e o 3ª edificil mais antigo da cidade e desde 1991 funciona como museu.




Santarém contém águas cristalinas do rio tapajós e conta com mais de 100 quilômetros de praias que parecem mar como é o caso de Alter Do Chão "caribe brasileiro" escolhida pelo jornal inglês The Guardian como a praia mais bonita do mundo.



Alter do chão também é palco do çairé que ocorre no mês de setembro a manifestação folclórica e religiosa que é realizada durante três dias nesse período os índios Boraris realizão danças, rituais, cantos,e é nesse período que a vila recebe um grande número de turistas.

O município tem uma coisa única a sua frente é o encontro dos rios tapajós e amazonas uma vista que fica na memoria e quem vem aqui jamais esquece.


 Tem outro evento que também recebe um grande público é no círio da padroeira Nossa Senhora Da Conceição que ocorre no mês de novembro a festa vai até dia 08 de dezembro. No círio são percorrido 10 quilômetros na via pública e no inicio de dezembro ocorre a caminhada de fé com maria que sai do município de  Mojui Dos Campos da catedral de Santo Antônio em direção a matriz de  Nossa Senhora Da Conceição totalizando 37 quilômetros  de caminhada.

 

0 comentários:

Postar um comentário