Pular para o conteúdo principal

ÇAIRÉ 2013

A menos  de duas semanas inicia-se o çairé, o evento que começa partir do dia 14/09 e vai até 23/09.O çaire que ocorre todos os anos na vila balneária de Alter Do Chão a mais de 300 anos, esse ano vem com várias mudanças.  Hoje as 9:00h no hotel barrudada ocorreu uma coletiva de imprensa para falar sobre o evento. 
veja algumas coisa que foram anuciadas
* PRESENTAÇÃO DOS BOTOS.
Os botos tucuxi e cor de rosa se apresentarão apenas uma vez, até ano passado os grupos se apresentavam duas vezes.
*NÃO TERÁ MAIS ARRASTÃO
O arrastão que antes levava os brincantes pelas ruas da vila não ocorrera  mais as secretarias tirão por segurança
*O LOCAL FOI AMPLIADO
O espaço que antes recebia 9.000 mil pessoas agora poderá receber aproximadamente 17.000 turistas
* DATA MODIFICADA
Para o próximo ano o çairé voltara para a data anterior, segundo final de semana de setembro.

Entre essas novidades do Çairé dois shows muito esperados pelo público vão animar. O evento terá convidados Ivete Sangalo e Oba Oba Samba House estarão presente para o espetáculo.

Alguns semanas corria a notícia de que a prefeitura pagaria o cache da cantora Ivete que custaria R$ 600.000(seiscentos mil reais). Hoje a produtora Magma eventos que está trazendo a mesma aqui em Santarém dismintiu a história e pagara 200.000(dusendos mil) esse dinheiro será pago pelos patrocinadores e com  venda de ingressos.

Em uma das pautas foi falado sobre o transporte público a secretaria de trasporte disponibilizara 70 ônibus em caso ao preço da tarifa não sofrera mudanças continuara ao preço de R$ 2.50.


 texto:Geovana Katrine

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO SAIRÉ 2017

16/09 - Sábado 5h - Alvorada (Vila de Alter do Chão)8h - Procissão Fluvial | Busca dos Mastros (Lago Verde)22h - Festa dos Mastros – Banda Tapajoara (Centro Comunitário da Vila de Alter do Chão) 21/09 (Quinta e Sexta-feira) 5h - Alvorada (Vila de Alter do Chão)7h - Benção do Sairé (Praça do Sairé)8h - Traslado dos Mastros da Praia do Cajueiro à Praça do Sairé (Vila de Alter do Chão)

Urina humana é usada para confeccionar cuias.

Já falamos sobre o tacacá mais uma coisa que não se pode esquecer é  da cuia sem ela o tacacá não é o mesmo mas a pergunta é você como ela é feita? Seu processo é meio estranho leva ate urina humana para entender melhor vamos ver como ela é feita.


A cuia vem da cuieira ela é mais encontrada na Amazônia as cuias são confeccionadas mais pelas mulheres os homens apenas pegam o fruto  e um outro material conhecido como cumati esse cumati é a casca de uma árvore ela serve para tingir as cuia e assim deixa-la na cor preta. vamos ver agora as etapas dessa confecção.




1ª etapa  Após a retirada do fruto as  mulheres retiram uma massa de dentro dela algumas pessoas dizem que essa massa é boa para bronquite e asma.
2ª Agora vem o processo de lixamento e você  não imagina o que elas as mulheres usam uma lata de sardinha.
3ª É nessa terceira etapa que as cuias ganham a tintura preta. Para a casca soltar a tinta eles utilizam água e ficam pressionando até sair o líquido escuro.
4ª Depois de  todo esse proc…

O que é Tarubá?