Programação do festival Borari


Ritual do tarubá abrirá o festival Borari nesta sexta-feira(12).

A praça do povo Borari, nas proximidades do centro de atendimento ao turista, na vila de Alter Do Chão receberá comunitários e visitantes, no 19° festival do Borari que inicia hoje sexta-feira (12). Na realização da associação indígena Borari de Alter Do Chão, com a parceria da secretaria municipal de cultura(SEMC). Secretaria municipal de turismo (SEMTUR). Secretaria municipal de juventude esporte e lazer(SEMJEL) e a administração distrital de Alter Do Chão(ADA).

O evento tradicional da cultura santarena oferece no primeiro dia de apresentação o ritual do tarubá. Nesse momento descendentes da etnia do Borari relembram a a alegria de seus antepassados. A bebida é feita da massa ralada da  mandioca, que passa por fermentação dois dias.  O ponto é o teor azedo, depois dissolvido em água.  Na tradição indígena é servida na cuia.

A programação bem diversificada culturalmente  e regionalizada apresentará mais rituais indígenas, danças regionais, jogos indígenas, shows de cantores regionais e muito carimbó. Em 2012 participaram dos três dias de  muitas atividades do festival paralelo, ao festival, a natureza brinda com as paisagens, as praias  começam a surgir, sendo que a mais procuradas estão: O bosque e a praia do cajueiro. Mas, a praia ilha do amor logo estará emergindo  e completara a beleza. O encanto da população santarena, visitantes e turistas fica dividido, no sabor da culinária, dos festivais folclóricos, da  literatura e no artesanato.

Para assegurar o entreterimento cultural, o 3° Batalhão de polícia militar(3°BPM) vai dispor de 310 militares e o 4° grupamento de bombeiro militar (4°GMB) disponibilizará de 40 militares para os 3 dias de festival.

PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL BORARI

DIA:12/07/2013 (sexta-feira)
20:00h abertura - ritual do tarubá(borari e vila franca)    
21:30h- danças regionais(Mojui, Belterra, Santarém)      
22:30h- cantores regionais( Nato Aguiar, Eduardo Dias, Roda de carimbó)
DIA:13/07/2013(sábado)
14:00-17:30h jogos indígenas(SEMJEL) 
20:00H- ritual dos parentes 
21:00h-  carimbós
- beira de rio
-mistura de carimbó
-raízes caboclas
-flor do tapajós
-encanto do carimbó
00:00-show artístico musica
DIA: 14/07/2013(domingo)
16:00h- show artístico musical regional garanchoso
19:30h- ritual cobra grande apresentação de dança folclórica carimbó muiraquitã carimbó de Santarém  perola tapajós
21:00h- show artístico musical.
texto e foto: Alciane Ayres/ ASCOM /SEMC

0 comentários:

Postar um comentário