Ritual indígena

Na tarde deste sábado várias tribos se reunirão para fazer um ritual indígena em agradecimento aos ante-passados. Invocar a presença dos espíritos e nesse momento eles pedem força, coragem, sabedoria, e agradecem a mãe natureza e o tupã e isso serve também para manter a tradição viva. 
O ritual inicio com um bate-papo sobre o movimento indígena todos deram sua opinião as histórias eram do inicio de como começou o movimento uma das revoltas e descriminação e o preconceito encima dos povos indígenas.

João Tapajós um índio puro se emociona ao lembra dos ante-passados e fica indiguinado por alguns indígenas por nãosaberem nem da sua origem.

Paulo Borari de 20 anos povo de alter do chão, conta com mais detalhes como acontece um ritual. Paulo estar preparando uma defumação, pau que ele esta queimando foi extraído de uma arvore conhecida como Ibirataia essa defumação e usada em todo ritual outro acessório que não pode falta e o maraca ou mariri que e usado nas festa e também pelo paje para fazer cura como mostra João Tapajós.
O ritual e feito na lua cheia ou e aniversário de um pajé. O líder e aquele que tem mais conhecimento para fazer invocação e muitas vezes e o pajé.
 
Apos assistirem um documentário os indígenas  se dirigiram para um espaço próximo ao a uma mata ela inicio o ritual eles fizeram uma roda em voltam da fogueira e cantaram, agradeceram a natureza e a tupã.

No final do ritual todos tomaram um banho de descargo alguns dos ingredientes é as folhas das plantas comigo ninguém pode, manjericão é pião roxo e outros. inclusive eu também fui abençoada no ritual. 
O ritual encerrou com uma confraternização entre os indígenas.


0 comentários:

Postar um comentário