Pular para o conteúdo principal

12° Servifest etapa Santarém

Na noite de domingo em Santarém(oeste do Pará), ocorreu o 12° Servifest - etapa Santarém, promovido pela prefeitura municipal. O festival contou com a participação de 11 cantores de vários lugares da região. Dois seriam escolhidos para a próxima etapa em dezembro na capital Belém. Os jurados eram cantores profissionais da região.

Entre os concorrentes estava o simpático argentino, Sérgio Abalos de 35 anos que toca violão. Sérgio mora no Brasil a quase 5 anos e o mesmo toca para um grande músico regional, Sebastião Tapajós. O argentino nem sabe que logo terá uma grande surpresa.

O servifest teve a participação especial do rei do carimbo, Pinduca o grande cantor de carimbo do Pará, ele veio de Belém fazer o encerramento do evento. Pinduca disse que o publico poderia espera, um show animado, e que não deixaria ninguém fica parado é comentou que a secretaria de cultura deveria promover, mais eventos desse tipo é assim valorizando a cultura paraense ele não tinha palavras para dizer a emoção que estava sentindo de cantar para os Santarenos.

Pinduca, começo o show é não deixou ninguém ficar parado a multidão dançavam ao som inconfundível do rei.

O rei não poderia deixar de chamar suas pinduquetes que dançaram muito carimbo na companhia do músico.

Joelma show de 37 anos, uma das piduquetes falou que foi uma honrar ter dançado para o pinduca ela não consegue agradecer a produção do evento por ter chamado-a para se apresentar com ele.
Logo após, o show do pinduca foi dado o resultado de quem tinha ganhado o primeiro lugar da etapa Santarém do festival o trio Wander de Andrade, Andria Góes, e o argentino Sérgio Abalos foram os vencedores.

O grupo ficou muito emocionado e agora ira se prepara para a próxima apresentação na capital em dezembro.

Texto e imagens: Geovana Katrine

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO SAIRÉ 2017

16/09 - Sábado 5h - Alvorada (Vila de Alter do Chão)8h - Procissão Fluvial | Busca dos Mastros (Lago Verde)22h - Festa dos Mastros – Banda Tapajoara (Centro Comunitário da Vila de Alter do Chão) 21/09 (Quinta e Sexta-feira) 5h - Alvorada (Vila de Alter do Chão)7h - Benção do Sairé (Praça do Sairé)8h - Traslado dos Mastros da Praia do Cajueiro à Praça do Sairé (Vila de Alter do Chão)

Urina humana é usada para confeccionar cuias.

Já falamos sobre o tacacá mais uma coisa que não se pode esquecer é  da cuia sem ela o tacacá não é o mesmo mas a pergunta é você como ela é feita? Seu processo é meio estranho leva ate urina humana para entender melhor vamos ver como ela é feita.


A cuia vem da cuieira ela é mais encontrada na Amazônia as cuias são confeccionadas mais pelas mulheres os homens apenas pegam o fruto  e um outro material conhecido como cumati esse cumati é a casca de uma árvore ela serve para tingir as cuia e assim deixa-la na cor preta. vamos ver agora as etapas dessa confecção.




1ª etapa  Após a retirada do fruto as  mulheres retiram uma massa de dentro dela algumas pessoas dizem que essa massa é boa para bronquite e asma.
2ª Agora vem o processo de lixamento e você  não imagina o que elas as mulheres usam uma lata de sardinha.
3ª É nessa terceira etapa que as cuias ganham a tintura preta. Para a casca soltar a tinta eles utilizam água e ficam pressionando até sair o líquido escuro.
4ª Depois de  todo esse proc…

O que é Tarubá?