Pular para o conteúdo principal

Procissão

Na tarde de quinta-feira muitos fieis foram as ruas de Santarém em procissão ao corpo de Deus muitas histórias e agradecimentos  marcaram a procissão que saiu da igreja de São Francisco De Asis ate a igreja do Santíssimo Sagramento.

  A missa na igreja São Francisco De Asis inicio as 16:30 e encerrou as 17:10 e foi o momento que se inicio a procissão que percorreu três ruas de Santarém.
 Muitos cristão foram apenas  acompanha seus familiares e amigos como foi o caso do seu Lorenzo yang que veio do japão acompanha sua esposa Rosilene.
  O sol colaborou, porem o clima estava muito quente mas, não intimidou os fieis.
 Deve aqueles que participaram da procissão pela primeira vez como foi o caso dos três amigos Guilherme de 13 anos, Jordan de 12 e Sandro Alex de 15 anos eles que participaram da sua primeira  procissão.
       Também teve os veteranos como o Alex Almada de 23 anos que veio do bairro Amparo na companhia de sua mãe, que participa pela 5° vez  o motivo e a presença de cristo vivo em nosso coração e pelas conquistas que já obteve.
     Ao longo do percurso foram aparecendo as homenagens uma delas foi em frente a igreja de Nossa Senhora Das Graças com um coral que estava a espera do carro principal.
Muitos devotos acompanharam a procissão a maioria jovens de 13 a 23 anos os cristões que seguiam a santíssima trindade tinham ciência de Deus e a vida. Nem o cansaço empedio que eles conclui se sua caminhada.
   Por volta das 18:45 a procissão chegou a praça do Santíssimo Sacramento muitos devotos felizes por terem concluído a caminhada. Logo após a chegada no Santíssimo iniciou-se a missa principal que lotou a praça.
       Não se tinha mas espaço porem, a praça se tornou um palco cheio de católicos.
 Os vendedores gostam do momento no bar Xodó da praça, Matheus Henrique que trabalha no estabelecimento disse ter um aumento de 80 a 90%  a procura por liquido o principal era a agua e tiveram um lucro mais do que o esperado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO SAIRÉ 2017

16/09 - Sábado 5h - Alvorada (Vila de Alter do Chão)8h - Procissão Fluvial | Busca dos Mastros (Lago Verde)22h - Festa dos Mastros – Banda Tapajoara (Centro Comunitário da Vila de Alter do Chão) 21/09 (Quinta e Sexta-feira) 5h - Alvorada (Vila de Alter do Chão)7h - Benção do Sairé (Praça do Sairé)8h - Traslado dos Mastros da Praia do Cajueiro à Praça do Sairé (Vila de Alter do Chão)

Urina humana é usada para confeccionar cuias.

Já falamos sobre o tacacá mais uma coisa que não se pode esquecer é  da cuia sem ela o tacacá não é o mesmo mas a pergunta é você como ela é feita? Seu processo é meio estranho leva ate urina humana para entender melhor vamos ver como ela é feita.


A cuia vem da cuieira ela é mais encontrada na Amazônia as cuias são confeccionadas mais pelas mulheres os homens apenas pegam o fruto  e um outro material conhecido como cumati esse cumati é a casca de uma árvore ela serve para tingir as cuia e assim deixa-la na cor preta. vamos ver agora as etapas dessa confecção.




1ª etapa  Após a retirada do fruto as  mulheres retiram uma massa de dentro dela algumas pessoas dizem que essa massa é boa para bronquite e asma.
2ª Agora vem o processo de lixamento e você  não imagina o que elas as mulheres usam uma lata de sardinha.
3ª É nessa terceira etapa que as cuias ganham a tintura preta. Para a casca soltar a tinta eles utilizam água e ficam pressionando até sair o líquido escuro.
4ª Depois de  todo esse proc…

O que é Tarubá?